domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril Sempre

Que nunca caia em esquecimento a luta de quem nos libertou.


José Afonso - "Grândola Vila Morena"

sábado, 10 de abril de 2010

Dia 1

Hoje foi para todos os efeitos, o dia 1 de acção do Bloco em Torres Vedras, e a verdade é que não podíamos estar mais satisfeitos.
Reunidos desde as 10h30 na Praça da República, conseguimos reunir algumas centenas de assinaturas de uma população que desde cedo se mostrou disponível para colaborar com esta acção demonstrando um inequívoco apoio à mesma.
Temos que agradecer também, como é óbvio, ao deputado Heitor de Sousa que desde cedo nos acompanhou, recolhendo assinaturas, e informando todos os cidadãos que demonstraram interesse sobre o teor desta Petição. Agradecemos igualmente ao jornal Badaladas o interesse jornalístico pela acção.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pare, Escute e Olhe (e Assine)


Acabou de estrear nas salas de cinema nacionais o documentário de Jorge Pelicano "Pare, Escute e Olhe", retrato de uma Trás-os-Montes desertificado, e de um abandono da via férrea, nomeadamente da Linha do Tua, como meio de transporte e de ligação entre o interior e o litoral.
Na esperança de que daqui a uns anos não estejamos a ver documentários sobre o abandono da Linha do Oeste, e das promessas feitas que não foram cumpridas, convidamos todos os Torrienses a participar na Petição Pública para a Requalificação e Modernização da Linha do Oeste, petição pela qual estaremos a recolher assinaturas na manhã de sábado, dia 10 de Abril, no centro de Torres Vedras.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Recolha de assinaturas em Torres Vedras


10 de Abril (Sábado) 
a partir das 10h30 no Centro da Cidade (Havaneza e zonas circundantes)
com a presença do deputado Heitor de Sousa
  

Agricultores do Oeste ainda à espera de resposta.

O Bloco de Esquerda quer saber o destino dos 604 candidaturas aos apoios para os agricultores do Oeste vítimas dos temporais de Dezembro.
Num requerimento dirigido ao ministro da Agricultura, o deputado Heitor de Sousa lembrou que António Serrano tinha prometido "que até 15 de Fevereiro estariam aprovadas todas as candidaturas dos agricultores da Região do Oeste que, a título excepcional, se quisessem candidatar aos apoios extraordinários que foram estabelecidos para compensar os enormes prejuízos na actividade agrícola, causados pelos temporais de 23 de Dezembro de 2009".
Já em Março, o ministro garantiu que até ao final do mês seriam assinados todos os contratos com os agricultores prejudicados. O deputado bloquista diz que tal não foi cumprido, "tanto quanto foi possível apurar junto de organizações de agricultores na região" no fim do prazo dado pelo próprio António Serrano.
Heitor de Sousa afirma que, pelo contrário, "as candidaturas têm-se deparado com diversos obstáculos que, em vez de acelerar os processos, têm o efeito precisamente contrário, parecendo que as palavras pronunciadas pelo Ministro pouco têm a ver com a realidade dos factos e, neste caso, dos processos".
"Sabendo-se que foram entregues, dentro do prazo, 604 candidaturas de agricultores da Região do Oeste, e considerando o comunicado do Ministério de 30 de Dezembro, segundo o qual “a verificação prévia dos processos decorrerá até 31 de Janeiro de 2010, sendo a decisão final tomada até ao dia 15 de Fevereiro”, o Bloco quer agora saber se esses prazos foram cumpridos e "quantas candidaturas foram aprovadas, a que sub-regiões e freguesias da região do Oeste correspondem, qual o montante dos financiamentos pedidos, qual o valor dos financiamentos aprovados e qual o quantitativo dos fundos efectivamente entregues".
Heitor de Sousa questiona ainda o governo sobre a "impossibilidade de efectivar seguros de actividade agrícola capazes de abranger as infra-estruturas e as estufas onde se efectivam as colheitas", defendendo que sejam tomadas medidas "para permitir estender a essas explorações a cobertura dos respectivos seguros agrícolas".

in www.esquerda.net