quinta-feira, 26 de maio de 2011

Programa Eleitoral 2011

Compromisso do Bloco de Esquerda nas Legislativas 2011

Enfrentar a dívida, salvar a economia, criar emprego e respeito social !




Praça da Jorna (do avesso)

Trata-se duma adaptação do filme de de Jonathan Browning, "The Job", que já arrecadou 28 prémios em festivais de cinema e foi visto por mais de um milhão de pessoas na internet.

A precariedade e o trabalho sem direitos tem alastrado nos últimos anos e as "praças de jorna" do século XXI estão nas nossas cidades. Mais visíveis na construção civil, mas também presente noutros sectores da economia.

"A Jorna" sublinha essa realidade com um olhar diferente. Por uma vez, são os administradores e altos quadros do sector financeiro a competir nesta lei da selva laboral que é o dia-a-dia dos mais fracos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Série "Retratos das Gerações à Rasca" - Jovem desempregado

Escolhe Escolher: Não deixes que decidam por ti


Está na rua um novo flyer. Utilizando novas linguagens, por texto e por imagem ou desenho, o Bloco de Esquerda apresenta ideias e programa para que cada jovem não deixe que decidam por si. A participação através do voto nas eleições, é uma das formas de participação democrática e cidadã que permite alterar o futuro de cada um de nós, e de todos e todas.
O folheto estará disponível aqui no Site Distrital de Lisboa do Bloco de Esquerda para que cada um possa fazer o download, imprimir e colar ou disitrbuir na sua escola ou faculdade. Podemos também todos partilhar o flyer nas nossas redes sociais.

Comício Contra a Precariedade, Lisboa 19 de Maio 2011



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dia 5, não deixes de votar!

Como foi amplamente noticiado, nas passadas eleições presidenciais muitos cidadãos portugueses não conseguiram exercer o seu direito de voto devido a inúmeros problemas relacionados com a sobrecarga dos sistemas informáticos da Direcção Geral da Administração Interna, que não permitiu a eleitores cuja freguesia de recenseamento tinha sido alterada verificar qual seria a freguesia onde iria votar.

 
Nesse sentido e para evitar que o mesmo volte a acontecer, segue daqui um apelo do Bloco de Esquerda de Torres Vedras para que não deixes de consultar a tua situação atempadamente através dos vários meios disponíveis para o efeito:
  • Para obter esta informação na semana anterior ao acto eleitoral ou referendo, junto da Comissão Recenseadora que funciona na sua junta de freguesia da sua área de residência. Esta informação pode ser também obtida junto das Câmaras Municipais (CM).
  • Também pode obter esta informação através da Internet em www.recenseamento.mai.gov.pt ou
  • enviando SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD).

domingo, 15 de maio de 2011

Mural em Torres Vedras



15 de Maio 2011 | Torres Vedras | R. Leonel Trindades (junto ao antigo matadouro)



Para acabar com o pesadelo do FMI (PSD+PS+CDS) e as suas medidas de mais austeridade, mais desemprego e mais precariedade, é preciso Mudar de Futuro.

No dia 5 de Junho vota Bloco de Esquerda !

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Louçã mostrou a agenda escondida de Sócrates




Oiça o comentário de Filipe Santos Costa, jornalista do Expresso, sobre o debate na SIC entre o líder do Bloco de Esquerda e o secretário-geral do PS.

in www.expresso.pt

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Apresentação do livro "Os Donos de Portugal" com Fernando Rosas, em Torres Vedras

Fernando Rosas desloca-se à Livraria Livrododia para apresentar o livro "Os Donos de Portugal", editado pela Afrontamento.

A sessão decorrerá no dia 20 de Maio, pelas 18 horas.

Este livro apresenta os donos de Portugal e faz a história política da acumulação de capital ao longo dos anos que vão de 1910 a 2010. Descobre-se a fortuna nascida da protecção: pelas pautas alfandegárias contra a concorrência, pela ditadura contra as classes populares, pela liberalização contra a democracia na economia.
Esta burguesia é uma teia de relações próximas: os Champalimaud, Mello, Ulrich, entre outros, unem-se numa mesma família. Os principais interesses económicos conjugam-se na finança. Esta burguesia é estatista e autoritária: o seu mercado é o Estado e depende por isso da promiscuidade entre política e negócios.

"Os Donos de Portugal" retrata também um fracasso monumental: o de uma oligarquia financeira incapaz de se modernizar com democracia, beneficiária do atraso, atraída pela especulação e pelas rendas do Estado e que se afasta da produção e da modernização. Ameaçada pelo 25 de Abril, esta oligarquia restabeleceu-se através de um gigantesco processo de concentração de capital organizado pelas privatizações. Os escândalos do BCP, do BPN e do BPP revelaram as faces da ganância. Este livro demonstra como os donos de Portugal se instalam sobre o privilégio e favorecimento.

(texto da Livraria Livrododia e Edições Afrontamento)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Resultados da VII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda

Sem surpresas, o órgão máximo do Bloco de Esquerda aprovou a moção de orientação e elegeu, por voto secreto, a Mesa Nacional e a Comissão de Direitos. Os resultados mostram uma grande estabilidade nas relações de forças internas.

A Moção de orientação A, cujo primeiro subscritor é Francisco Louçã, foi aprovada pela ampla maioria dos delegados da VII Convenção. Ler Moção A (english version).

Nas eleições para a Mesa Nacional, a Lista A obteve 412 votos (80,63%), o que corresponde a 65 lugares, mais dois do que há dois anos. A Moção B não apresentou listas para nenhum órgão. A Lista C obteve 73 votos (14,29%), elegendo assim 11 membros da Mesa Nacional, o mesmo número que há dois anos. A Lista D obteve 26 votos (5,09%), elegendo 4 membros da Mesa Nacional; há dois anos, a lista B, que então juntava a B e a D, elegera 6.

Houve ainda sete votos em branco e nenhum nulo.

A nova Comissão de Direitos é composta por seis membros da Lista A (413 votos, 79,88%), e um da Lista C (73 votos, 14,12%); a Lista D obteve 31votos (6%), mas não elegeu qualquer membro.

Houve dois votos em branco e nenhum nulo.

Aceda à composição das novas Mesa Nacional e Comissão de Direitos: http://www.esquerda.net/sites/default/files/mn_cd_7conv_2011.pdf

domingo, 1 de maio de 2011

Resultados da Eleição de Delegados à Convenção Nacional

Como foi referido no post anterior, realizaram-se no dia 30 de Abril eleições de Delegados à Convenção Nacional por todo o país.
Na eleição realizada em Torres Vedras, estava em causa a eleição de delegados representantes da zona Lisboa/Oeste que englobavam as concelhias de Lourinhã, Cadaval, T. Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, elegendo esta zona 3 delegados à Convenção.
A votos foram duas listas representantes de duas das quatro moções candidatas à Convenção Nacional (Moção A e Moção C) tendo sido registados os seguintes resultados:

Moção A: 84,62% (3 delegados eleitos)
Moção C: 15,38% (0 delegados eleitos)

Assim foram eleitos para nos representar os seguintes aderentes:

Rui Matoso (Lista A, Torres Vedras)
Ricardo Vicente (Lista A, Lourinhã)
Diana Orghian (Lista A, Torres Vedras)

Muito obrigado a todos os aderentes que exerceram o seu direito de voto.