quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Manifestação promovida pela CGTP - dia 1 de Outubro

A manifestação promovida pela CGTP para dia 1 de Outubro, é um importante momento de luta contra este governo de direita. Três meses passados sobre as eleições, o Governo do PSD/CDS  já provou que não hesita na aplicação das medidas que mais penalizam os trabalhadores, os desempregados e os pobres: para além do corte de metade do 13º mês e do congelamento salarial, o aumento do custo dos transportes, da energia e das taxas moderadoras põem em causa direitos essenciais das populações. Com o desemprego a galopar, o Governo pretende ainda liberalizar os despedimentos e encolher os apoios sociais. Com a economia sequestrada pelos credores da dívida pública, as privatizações oferecem a preço de saldo o controlo público da propriedade de bens essenciais, como a água.

No próximo Sábado o Governo vai enfrentar o primeiro grande protesto de rua contra a austeridade. Neste momento decisivo, a esquerda deve multiplicar a oposição e convocar a luta social para todas as expressões de democracia na construção de uma maioria social com força para enfrentar a troika e o governo da direita.

O teu distrito tem muita importância nesta mobilização. É um distrito de luta, de capacidade de mobilização e está geograficamente mais perto do que outros. Por isso te propomos uma cidadania reforçada e uma energia maior na mobilização para a manif.

Contacta a tua organização concelhia/distrital. Contamos contigo.

Ponto de encontro:

Saldanha, entrada da Av. Da República, junto à Segurança Social - 15h.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Se tens sugestões de acção, se achas que a Concelhia podia fazer algo mais no Concelho, se estas descontente com o que temos feito, ou se simplesmente queres partilhar uma ideia entra em contacto connosco pelo email: bloco.torresvedras@gmail.com ; pelo facebook: http://www.facebook.com/BETorresVedras ; ou mesmo por aqui contribuindo com os teus comentários.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Comunicado de Imprensa | O fim do aterro de residuos industriais em Torres Vedras ?

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras congratula o movimento de cidadãos que levou a cabo a missão cívica de alertar a população acerca dos perigos da instalação de um Aterro de Resíduos Industriais que a empresa espanhola Befesa, com o apoio da Câmara Municipal, queria instalar em Torres Vedras. De facto, foi graças a este movimento social que todo o processo saiu da obscuridade dos gabinetes para as ruas, ganhando assim a transparência e a democracia.



Desde que tomámos conhecimento deste processo, referimos que se tratava de um processo político enviesado (http://blocodeesquerdatorresvedras.blogspot.com/2011/04/aterro-befesa-em-torres-vedras-um.html), pois tudo apontava para que o Aterro fosse instalado à força, isto é segundo o desejo da Befesa. O que, em suma, configura um péssimo exemplo de administração pública e uma forma de fazer política errada e contra os interesses das populações.

É de lembrar que a Câmara Municipal concedeu “interesse municipal” logo após o pedido da Befesa em 2004, sem sequer conhecer os perigos que agora diz existirem. É igualmente inconcebível que se tenha iniciado a alteração do PDM sem que tenha havido previamente um estudo credível do Impacto Ambiental, prometido desde 2005.

Deste modo, o BE Torres Vedras tem sérias dúvidas da idoneidade da autarquia relativamente a este processo, designadamente acerca da sobreposição de interesses privados ao bem estar das populações e à gestão da coisa pública.

Ficamos contudo satisfeitos com o fim anunciado do Aterro, mas devemos ficar atentos a novas tentativas de localização de projectos do género em Torres Vedras.