O Bloco de Esquerda de Torres Vedras convida a economista Mariana Mortágua para uma informal conversa de café em que vamos desmontar e analisar (da forma mais descontraída possivel) o Plano de Austeridade do Governo para os próximos anos, que nos vai afectar a todos.
Imagine que precisa de pagar 15 mil euros de uma dívida qualquer … todos os anos, após o que recebe de ordenado e/ou outros rendimentos ….. Na verdade, as dívidas que acumulou nos últimos vinte anos ascendem a um montante de 145 mil euros. Acha que resolve o problema se cortar 35 euros por mês (420 euros/ano) na mesada do puto? Imagine então qual seria o objectivo de uma família responsável: reduzir as despesas para eliminar o saldo negativo de 15 mil euros e viver dentro dos seus rendimentos ou, ao invés, estabelecer como meta passar a perder apenas 4950 Euros em cada ano e ficar contente da vida?
Agora experimente acrescentar seis zeros à equação: de 15 mil euros, passemos para 15 mil milhões, o valor do défice em 2009 (9.3% do PIB). De 145 mil euros, para 145 mil milhões (o valor da dívida pública acumulada - cerca de 87% do PIB e a aumentar). De 420 euros, para 420 milhões - o valor estimado da "poupança" prevista com as alterações ao IRS propostas no quadro do PEC. E de 4950 Euros, imagine a grande meta de 3% do PIB para o défice: uns belos 4,950 milhões de euros/ano.
Sexta-feira, 9 de Julho de 2010, 21h30
Bar do Gil (Antiga mercearia Prata) Rua da Cruz 11, Torres Vedras
"Imagine então qual seria o objectivo de uma família responsável: reduzir as despesas para eliminar o saldo negativo de 15 mil euros e viver dentro dos seus rendimentos"
ResponderEliminarIsso faz-se bem acabando com o Estado, que é a fonte de toda essa dívida.