Rita Calvário e Heitor de Sousa, Deputados do Bloco de Esquerda, visitaram, no passado dia 15, várias explorações agrícolas do Oeste afectadas pelas intempéries de Dezembro de 2009, constatado existirem muitas dificuldades no acesso às medidas de apoio extraordinário prometidas pelo Governo.
A situação dramática de muitos pequenos produtores, que tiveram prejuízos imensos e não estão a ser apoiados, correndo o risco de ter que fechar portas, motivou um pedido de esclarecimentos ao governo, insistindo na necessidade de desburocratizar e agilizar os processos para que os pagamentos sejam efectuados sem mais demoras.
No terreno, os deputados ouviram relatos de situações delicadas que afectam os pequenos produtores, tais como a falta de informação sobre a disponibilidade destes apoios por parte dos serviços do ministério ou a impossibilidade de acesso a estas medidas por falta de capital inicial para fazer face à despesa.
O atraso nos pagamentos também é uma realidade, havendo um produtor que, tendo contrato assinado desde Março, está há mais de oito meses à espera de pagamento.
Os estragos da madrugada de 23 Dezembro em sete concelhos do distrito de Lisboa - Alenquer, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras – custaram cerca de 63 milhões de euros, de acordo com as estimativas destas autarquias.
Segundo informação do Ministério da Agricultura, foram aprovados 14,5 milhões de euros em ajudas, tendo, até ao final de Agosto sido pagas apenas 33% desta verba, continuando 10 milhões de euros a aguardar os pedidos de pagamento dos agricultores.
Desta visita resultou uma questão ao Ministério da Agricultura, que poderá consultar aqui
O k o bloco de esquerda deve denunciar é o abuso dos apoios!!! e denunciar os luxos que os apoios trouxeram para uns...ferrari a passear na povoa de penafirme e um porche para a sua mulher!!!e um comentario que diz tudo:" a tempestade para mim foi o euro milhoes"!!!!!isso sim deve ser denunciado...nao os atrasados!!!!pork nem devia haver pagamentos e nao tenho de pagar os estragos em negocio alheio!!!!
ResponderEliminarestao a tornar-se uns verdadeiros eskerdistas!!!nao publicam os comentarios k nao vos agradam...
ResponderEliminarOs comentários são moderados, o que implica que alguém os terá de ler e decidir da sua publicação. Um dia não nos parece tempo exagerado para esta tarefa. Cumprimentos.
ResponderEliminar