quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PSD e a Linha do Oeste - Um partido com duas faces.

Um grupo de deputados do PSD, chefiado pelo seu líder parlamentar, fez ontem uma excursão pela linha do Oeste para denunciar a existência de um país a duas velocidades, a do TGV e a das linhas de comboio esquecidas. Em comunicado, o Bloco de Esquerda de Lisboa e de Leiria recordaram que os deputados que passearam pela linha do Oeste,se abstiveram no momento de viabilizar a proposta para que a modernização fosse inscrita no Orçamento de Estado de 2011.
Sobre isto, as Coordenadoras Distritais de Lisboa e Leiria do Bloco de Esquerda redigiram o seguinte comunicado:

PSD e a linha do Oeste: um partido com duas faces

Um grupo de deputados do PSD, chefiado pelo seu líder parlamentar, fez ontem uma excursão pela linha do Oeste para denunciar a existência de um país a duas velocidades, a do TGV e a das linhas de comboio esquecidas. Foi uma incursão a um país de desigualdades que o PSD ajudou a aprofundar, que, no passado, não o parecia incomodar pois até estava de acordo com elas no tempo do Governo de Durão Barroso, mas que agora parece estar a redescobrir.

A decadência da Linha do Oeste é um problema concreto que afecta diariamente milhares de pessoas e o tecido económico de toda a região. A modernização desta infraestrutura pode torná-la num eixo fundamental para o desenvolvimento regional e uma alternativa de mobilidade ecologicamente sustentável.

Foi em nome desta visão de futuro que mais de seis mil cidadãos e cidadãs dos distritos de Leiria e Lisboa assinaram uma petição pedindo ao governo medidas urgentes para a reconversão e requalificação da linha, nomeadamente a electrificação da via, sua duplicação e correcção de traçado, bem como a criação de serviços mais regulares de transporte de passageiros e mercadorias.

Não deixamos de notar que os deputados que hoje passearam pela linha do Oeste, muitos deles signatários da referida petição em Leiria, abstiveram-se no momento de viabilizar uma proposta do Bloco de Esquerda para que a modernização fosse inscrita no Orçamento de Estado de 2011.

Deste confronto entre posições distintas e contraditórias, neste caso relativamente à necessidade e urgência em requalificar e modernizar a linha do Oeste, protagonizado por partidos que, nas regiões dizem uma coisa e nas negociações, que gostam de fazer com o Governo, dizem outra, mostra bem o tipo de partido com que estamos confrontados: um partido de duas faces, que faz alarido com os problemas das pessoas mas se encolhe na hora de apoiar e construir as soluções justas.

As Coordenadoras Distritais de Lisboa e Leiria do Bloco de Esquerda

1 comentário:

  1. É triste mas continua a acontecer... O concelho de Sobral de Monte Agraço foi novamente esquecido. A linha do Oeste também atravessa o concelho do Sobral, contribuindo como 1 forma de facilitar o transporte de passageiros numa zona cada vez mais envelhecida por falta de oportunidades de trabalho. Isto leva-mos a procurar opções nos concelhos vizinho... A Linha do Oeste, se realmente servisse as populações poderia ser uma boa aternativa de transporte. É pena que 1 vez sejamos esquecidos até por aqueles que dizem defender os nossos direitos! Obs. 3 apeadeiros + 1 estação de paragem obrigatória onde se efectuam cruzamentos.

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