quarta-feira, 31 de março de 2010

Bloco defende requalificação da Linha Ferroviária do Oeste

Reconhecendo a importância cada vez maior, que a mobilidade assume na fixação das populações, aumentando também a qualidade de vida das mesmas, um grupo de signatários lançou a Petição Pública para a Requalificação e Modernização da Linha do Oeste, apoiada também pelo Bloco de Esquerda.
Construída no final do séc. XIX para servir as populações e as cidades ao longo do litoral, entre Lisboa e a Figueira da Foz, a Linha do Oeste nunca se modernizou e a CP tem vindo a reduzir serviços, a pretexto da sua fraca utilização. Exemplo deste desinvestimento são os dois comboios por dia que asseguram o percurso entre Lisboa e Caldas da Rainha, demonstrando uma manifesta desconsideração pelas populações do Litoral.
Neste contexto, e perante o risco de a Linha do Oeste desaparecer, o Bloco de Esquerda defende a sua modernização e requalificação para permitir, no futuro, a circulação de comboios rápidos de passageiros inter-cidades, assim como um eficiente serviço de mercadorias e transporte, garantindo as acessibilidades a todos os concelhos, nomeadamente, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Figueira da Foz, Coimbra.
Para além da óbvia necessidade, e direito, de locomoção das populações abrangidas pela Linha do Oeste, a mesma assume especial importância num contexto em que se debatem novas formas de redução da dependência do transporte privado, bem como de alternativas móveis mais amigas do ambiente.
in www.bloco.org

Sem comentários:

Enviar um comentário