domingo, 21 de agosto de 2011

ATERRO + POLUIÇÃO = PERIGO DE MORTE


O projecto que antes se denominava como "aterro", e que agora se chama "complexo ambiental", será novamente discutido pela CMTV em Setembro próximo, após a recepção do Estudo de Impacte Ambiental encomendado à Universidade Nova de Lisboa.

Em diversas declarações à comunicação social o presidente da Câmara diz que será contra a instalação do "aterro" caso o estudo revele problemas/riscos ambientais. No entanto, como já referimos anteriormente, este processo está politicamente enviesado, ou seja, toda a sequência de acções e deliberações da CMTV foram no sentido de aprovar previamente a construção do "aterro", desde a concessão de Interesse Municipal à alteração do PDM do uso dos solos.

Assim, só podemos concluir que tem havido displicência por parte da CMTV no que respeita a este assunto, pois só agora (2011), depois de ser notória uma grande contestação cívica à implementação do "aterro", é que se efectivou o pedido do estudo ambiental, prometido em 2005.

Em solidariedade com o movimento de cidadãos que rejeita a instalação deste empreendimento em Torres Vedras, colocámos na janela da nossa sede uma faixa de protesto que resume também a nossa posição: ATERRO + POLUIÇÃO.....NÃO !

.........................................................................


Sabe que uma empresa (BEFESA) da vizinha Espanha quer instalar um centro de tratamento de lixos industriais a menos de 2 km da cidade de Torres Vedras e numa área correspondente a 53 campos de futebol?...



na zona do Casal da Bombarda, entre A-dos-Cunhados e o Paul, sobre terrenos porosos e permeáveis, por cima da principal reserva de água que alimenta as actividades agrícolas do nosso Concelho e na proximidade da Falha Sísmica Torres Vedras-Montejunto…



para tratar 150.000 toneladas/ano de resíduos industriais, que serão transportados para Torres Vedras por 500 a 600 camiões/mês…


o lixo industrial produzido no Concelho de Torres Vedras é menos de 1 por cento dessas 150.000 toneladas; de onde virão as toneladas que faltam?...



…Se acha que Torres Vedras não é o local indicado para uma instalação deste género, exerça o seu direito de cidadania ao abrigo do Artigo 52.º da nossa Constituição, e junte o seu nome ao abaixo-assinado de protesto que está a percorrer todo o Concelho, para pedir ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras que se digne reprovar o projecto!



A UNIÃO FAZ A FORÇA, PASSE PALAVRA!


Ponto principal de recolha de assinaturas em Torres Vedras: Jardim da Graça, de Segunda a Domingo, das 9h30 às 13h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário