terça-feira, 22 de janeiro de 2013

BE exige alteração dos seguros e acesso ao crédito para agricultores afetados pelo mau tempo

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) exigiu hoje em Torres Vedras um acesso rápido a linhas de crédito para que os agricultores possam começar a reconstruir as estruturas afetadas pelo mau tempo e seguros mais favoráveis.

Catarina Martins com produtor de morangos do Ameal - Torres Vedras

     (foto: Luís Jerónimo/BE Torres Vedras)

"Julgo que neste momento é essencial dar uma resposta rápida, urgente porque, a cada momento que passa, as culturas vão-se destruindo mais", afirmou Catarina Martins.
De visita a 16 hectares de estufas de morango em Torres Vedras, a líder do BE sublinhou que "todos os mecanismos de financiamento e, nomeadamente o acesso ao crédito, têm de ser rápidos" para responder à necessidade de reconstrução das estruturas destruídas pelos ventos fortes.
Além disso, alertou para a necessidade de o Governo rever os seguros agrícolas.
"As seguradoras recusam-se a fazer seguros que dêem resposta às necessidades concretas dos agricultores e ainda não foi possível criar mecanismos que deem resposta nas situações" de intempéries", disse.
Na exploração agrícola, "pouco se aproveita". O mau tempo "destruiu plásticos, plantas e ferros", rondando o prejuízo meio milhão de euros, disse o produtor Luís Ricardo Correia.
Além dos danos nas estruturas, a cultura dos morangos ficou também afetada. Luís Ricardo Correia adiantou à Lusa que 90 por cento da área de cultivo "ficou queimada" numa altura em que ia iniciar a colheita do morango. Devido aos estragos, a produção fica atrasada dois meses e meio.
Para o produtor, "é necessário haver seguros com custos mais baixos para se tornarem acessíveis" aos agricultores.
O produtor, o maior do concelho, produziu 700 toneladas de morangos em 2012 e possui cerca de 30 trabalhadores fixos durante o ano.
Em 2009, teve perda total das suas estruturas, vendo o problema repetir-se este ano.
No concelho, trinta hectares de estufas de morangos ficaram destruídas por completo pelo mau tempo, mas os estragos atingem 60 hectares de área de cultivo.

*Este artigo foi escrito ao  abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa
Fonte: http://www.ionline.pt/portugal/be-exige-alteracao-dos-seguros-acesso-ao-credito-agricultores-afetados-pelo-mau-tempo 

Sem comentários:

Enviar um comentário