segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Não há pachorra! Vota Bloco de Esquerda.



A austeridade imposta pela Troika e aprofundada pelo governo PSD/CDS-PP resumem-se no empobrecimento dos trabalhadores e dos pensionistas e na crescente catástrofe económica e miséria social. Nestas circunstâncias, às autarquias cabe promover o desenvolvimento humano e solidário, uma cidadania mais intensa e inclusiva, assente no respeito pelos direitos e pela dignidade de todas e todos, independentemente da sua situação económica.

O Município de Torres Vedras vem sendo administrado consecutivamente pelo mesmo partido há décadas, o mesmo partido que apesar de sucessivas maiorias no executivo camarário não conseguiu até hoje evitar a decadência sociocultural em que a cidade e o concelho se encontram, pois não percebeu que a globalização é um fenómeno global mas com reflexos ao nível local, e que sem as respostas adequadas os seus efeitos nocivos agravam-se: banalização e diminuição da vitalidade urbana, êxodo definitivo dos cidadãos mais jovens e qualificados (artistas, cientistas, criativos,...), aumento do provincianismo e diminuição do cosmopolitismo - apesar de nos localizarmos a meia-hora de Lisboa. Em suma, tem sido um poder autárquico que nunca soube contrariar a triste classificação de Torres Vedras como a terra dos aborrecidos.
É triste, e os mais jovens sabem que é verdade! 
 
No fundo, tem sido um poder autárquico alheado das necessidades e aspirações dos cidadãos do Séc. XXI, onde a qualidade de vida se mede pela valorização das ideias e pelo incentivo à participação qualificada e responsável na vida pública. Pensar global e agir local, é isso que significa hoje o Desenvolvimento Humano, tudo aquilo que afinal contribui para o bem-estar e realização individual e colectiva das comunidades, e muito mais importante do que o Crescimento Económico como um fim em si mesmo - como apregoam agora os partidos responsáveis pela maior destruição da economia e a mais grave crise política dos últimos anos. 
É triste, e os portugueses sabem que é verdade ! 
 
Não é por acaso que o nosso lema para as eleições autárquicas de 2013, as primeiras a que nos candidatamos, é (RE)ACTIVAR A CIDADANIA, INTENSIFICAR A DEMOCRACIA! É porque a democracia participativa e a cidadania emancipada são os pilares das cidades e das sociedades do futuro. 
 
Como já deve ter reparado, de eleição em eleição não existe um (pelo menos um) debate público entre todas as candidaturas. Pois...este é apenas um dos sinais da fraca qualidade da democracia em Torres Vedras. Sem verdadeiro debate público de ideias e de propostas políticas, a democracia resume-se a uma farsa que vai a palco de quatro em quatro anos!

Não há pachorra para continuarmos a viver abaixo das nossas possibilidades! Queremos mais e melhor!

No próximo dia 29 contamos contigo para a mudança que se impõe! 
 
Vota Bloco de Esquerda!



Sem comentários:

Enviar um comentário